23/09/2011

Óculos de Sol


Óculos de sol devem proteger os olhos contra raios UV

Nem sempre os produtos da moda são os mais benéficos à saúde

Os óculos de sol devem fazer mais do que proteger os olhos contra a luminosidade. Eles devem também proteger os olhos contra a radiação prejudicial que pode danificar a córnea, o cristalino e a retina. A incidência direta dos raios ultravioleta no olho humano ocasiona lesões oculares, que gradual e cumulativamente, podem resultar na perda total da visão.

As lesões oculares mais comuns causadas pelo excesso de sol são a queda da percepção de detalhes pela mácula - parte da retina responsável por esta função - e a formação da catarata, problema ocular grave, de maior incidência em todo o mundo. Por isto, é fundamental utilizar óculos de sol capazes de filtrar a incidência destes raios.

Para quem trabalha a maior parte do tempo ao ar livre, a exposição, em excesso, aos raios UV pode levar ao surgimento do pterígio - tecido que cresce sobre a córnea e obstrui a visão - e da ceratite, uma inflamação da córnea. Um chapéu de abas largas é útil, mas não é suficiente para evitar a exposição de risco.

O uso do chapéu precisa ser complementado com o uso dos óculos de sol. Sentar na sombra ou debaixo de um guarda-chuva também não é proteção suficiente. Os danos da radiação podem ser refletidos para a pele, olhos e superfícies vizinhas. O ideal é combinar sombra com protetor solar e óculos escuros.

Custo não é indicador de qualidade. Os óculos falsificados chegam bem mais baratos ao mercado por não possuírem tecnologia capaz de filtrar os raios UV. Óculos vendidos como simples acessórios de moda podem proporcionar pouca ou nenhuma proteção UV, mesmo sendo um pouco mais caros. Estes produtos também não contam com lentes apropriadas. A maioria vem com lentes com polarização insuficientes, que minimizam o brilho, mas não contam com propriedades anti-UV.

Na hora de escolher os óculos de sol, quatro características são muito importantes: um rótulo ou etiqueta que indique 100% de proteção UV; lentes grandes o suficiente para proteger os olhos e as pálpebras; uma cor neutra, como os de lente âmbar cinza ou marrom, que não alteram as cores verdadeiras (especialmente o vermelho e o verde dos semáforos) e um modelo que envolva as têmporas, para proteger contra a luz que vem dos lados.

Para os praticantes de esportes ao ar livre, como tênis, vôlei de praia, ciclismo ou esqui, óculos apropriados são essenciais. Idealmente, os óculos de sol para prática esportiva devem ter lentes de policarbonato grandes e envolventes, que possam proteger os olhos contra objetos duros, além de proporcionar o bloqueio UV total.

Barqueiros, surfistas e pescadores devem ser especialmente diligentes porque a água é um potente refletor de radiação UV. Já os nadadores devem reaplicar o protetor solar e colocar os óculos de sol logo ao saírem da água.


Fonte: Minha Vida


0 Comentários:

 

Margareth Mazetti Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template