17/11/2011

Renda-se


Renda da cabeça aos pés

Tecido pode ser usado por quem quer uma produção sexy ou romântica

A renda é a aposta dos principais estilistas mundiais para a temporada primavera-verão 2010/2011. Presente nas criações de Ronaldo Fraga, Reinaldo Lourenço e Martha Medeiros, entre outros, o tecido agora aparece em blusas, vestidos, na barra de saias e até mesmo no forro de bolsas, sapatos, brincos e anéis. Não pense que esse material só está fazendo sucesso agora. A história dele é bem antiga.

Muitas dúvidas cercam a origem da renda, que nada mais é do que uma malha aberta com bordados. Alguns dizem que povos antigos, como os fenícios, já utilizavam um tecido semelhante. Os primeiros relatos documentados do uso do material, porém, remontam ao século 16, sob a forma de detalhes nas peças da nobreza européia – principalmente a francesa e a britânica –, conforme explica a professora Elizângela Gomes, da Escola de Moda Sigbol Fashion.



Duzentos anos mais tarde, essa malha passou a ser aplicada também no vestuário masculino. "Sempre como sinônimo de sofisticação e delicadeza", diz a especialista. Hoje, a peça é considerada um coringa, pois, dependendo do uso, pode conferir à produção um ar mais sensual. "Um tom nude transmite a ideia de delicadeza e romantismo. Já um vestido preto ou vermelho coladinho passa sensualidade", afirma Elizângela.

Nas criações dos estilistas, a renda aparece mais sóbria, pouco colorida. "Você vai ver muitas peças pretas e nude, mas poucas naquele tom branco-noiva", explica a consultora de imagem Andrea Muniz, do blog MyCloset Fashion!.O tecido surge nas barras de saias e vestidos ou como detalhe nos decotes e punhos de blusas, acrescenta. "Para o inverno, por exemplo, a renda estará sobre os blazers, com uma aura de luxo", complementa.



 Já no verão, os hits serão as saias feitas com várias camadas de renda ou camisas e vestidos de malha forrados com o tecido. "Um look casual é a saia com uma blusa rendada e sandália rasteirinha", afirma. Você também pode apostar em um corpete ornado com renda, que pode ser combinado com saia, calça ou bermuda boyfriend – aquela com a barra dobrada.

A renda também estará revestindo as ankle boots, as carteiras e as bolsas de mão. O material vai adornar até mesmo acessórios como brincos e anéis, ressalta Andrea. Para quem quer entrar nessa moda, o ideal é começar a usar o tecido em detalhes. "Invista em uma blusa com as costas de renda, ou então em saias, vestidos e camisetas com um detalhe desse material", emenda a consultora de imagem.

 Depois que você se acostumar, pode usar à vontade peças inteiras de renda. "Mas evite combinar o tecido com brilhos, senão fica exagerado", afirma Andrea.




Imagens: Google

0 Comentários:

 

Margareth Mazetti Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template