11/10/2010

Falando sobre Shampoos


Xampu Sem Sal
Parece que basta estar escrito “sem sal” no rótulo para um xampu ganhar status de eficiente. A justificativa é que esse tipo de produto é menos agressivo e seus principais defensores são os cabeleireiros. Mas será que esses xampus são mesmo tão superiores que os outros? Para esclarecer as dúvidas sobre eles, convocamos a dermatologista Denise Steiner. Confira as características dos xampus sem sal, de acordo com a médica.
Finalidade
A finalidade é evitar irritação do couro cabeludo, mudança importante do PH, ressecamento do couro cabeludo e do fio de cabelo.
Ação
Os xampus sem sal teriam a função de limpar e não promover irritação nem ressecamento.
Benefícios
O beneficio é que, além da limpeza, que é a função principal do xampu, a ausência do cloreto de sódio promoveria mais suavidade sem ressecar o couro cabeludo e o cabelo.
Indicação
Os xampus sem sal seriam mais indicados para crianças, bebês e pessoas com couro cabeludo sensível, as atópicas (alérgicas), e nos cabelos tratados quimicamente e/ou desidratados.
Real ausência do sal
Somente fica fora o cloreto de sódio. Alguns xampus têm outros tipos de sal, por isso é preciso avaliar com critério se a concentração é significativa ou não. Lembro também que a substância (o sal) é retirada no enxágue do cabelo. O termo “sem sal” ainda pode se referir apenas à baixa concentração de sal na formulação.
Prejudicial
O sal faz mal no caso de cabelos finos e secos, couro cabeludo ressecado e irritado, e também em pessoas muito sensíveis e com cabelos quimicamente ressecados. Crianças e recém nascidos sofrem mais com xampus que retiram toda gordura e resíduos.
Considerações finais
Vale lembrar que, quando se refere a sal, está se falando do cloreto de sódios (sal de cozinha). Mas os xampus têm que ter algum tipo de sal para promover a espuma e o espessamento necessário. Há ainda controvérsias sobre ter ou não a substância, pois existe a alegação que a quantidade é muito pequena e não causaria a desidratação.
Fonte: Site do Terra
Leia aqui.

1 Comentários:

Jani disse...

Que post bom, bem informativo!!

http://dicasdemadame.blogspot.com/

 

Margareth Mazetti Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template