09/09/2011

Sua casa de cara nova



Confira nossas dicas para redecorar seu lar com criatividade, estilo e economia.

Você enjoou da decoração da sua casa? Então, arregace as mangas, solte a criatividade e transforme o visual dos ambientes. Segundo o arquiteto e decorador Gustavo Curcio, com imaginação e alguns recursos simples e fáceis de executar, é possível renovar a aparência de móveis e paredes, acrescentar novas cores e transformar a iluminação, deixando seu lar mais aconchegante e bonito.

Veja as sugestões do profissional:




Mude a cor das paredes

* “Hoje, além da tinta e do pincel, você pode recorrer à aplicação de papel de parede, uma ótima opção, pois é fácil de colocar e tem diversas estampas e bom preço. Também é interessante destacar apenas uma parede, pintando-a com uma cor diferenciada”, comenta Gustavo. Mas, cuidado: se optar por tons escuros, use-os em ambientes bem iluminados, de pouco uso e rápida circulação – como corredores, lavabos e halls. E lembre-se: as cores fortes, como o vermelho e o amarelo, chamam a atenção, por isso, devem ser usadas com moderação, para evitar o cansaço visual.



Aposte nos adesivos

*“Eles estão em alta, podem ser encontrados a preços bem razoáveis e são facílimos de aplicar. Mas escolha um modelo que crie contraste de cores”, avisa Gustavo. Outra sugestão: renove os quadros ou troque as molduras. Se preferir, substitua-os por espelhos de tamanhos e formatos diferentes. Fica um charme!



Jogue diversas almofadas sobre o sofá

*“Abuse das cores vivas e dos bordados. Aproveite o enchimento das que você já tem e troque apenas as capas. Se as suas almofadas são lisas, experimente incrementá-las com detalhes recortados de feltro colorido. Cole-os com cola para tecido”, ensina o decorador. Se preferir, jogue xales e mantas sobre os sofás e as poltronas – o resultado é lindo!

Customize as cortinas

* Para renovar o voil sem graça, por exemplo, costure fitas de cetim colorido de larguras diferentes, alternadamente, em toda a altura da cortina.

Transforme a iluminação

* “Coloque um abajur num ponto estratégico, como em um canto sob a escada, ou dê destaque a um lindo vaso de plantas com uma luminária bacana”, orienta Gustavo. Outra dica é trocar a cúpula do seu abajur – não é caro e, dependendo do tecido escolhido, pode deixar a peça com um aspecto completamente novo.

E mais

* Forre o fundo dos armários com papel de presente. “Aquela estante sem graça vai ficar linda com um fundo colorido. Para uma fixação perfeita, use cola em spray. Essa dica vale também para customizar paredes”, diz o decorador.

*Personalize a decoração com papel adesivo (daqueles usados para encapar livros escolares). Escolha uma estampa bonita – há diversas opções –, recorte-a no tamanho desejado e aplique-a, por exemplo, sobre a fórmica dos armários da cozinha ou do banheiro.

*Crie lindos cachepôs: aquele jogo de xícaras antigas que está incompleto (depois de quebradas algumas peças) pode abrigar microvasinhos de plantas.

*Invista em velas, porta-retratos, revistas de moda, gastronomia ou arquitetura e flores para enfeitar aparadores e mesinhas.









Imagens: Google

2 Comentários:

Luxos de Princesa... disse...

Margareth eu sou adepta das mudanças, estamos pintando a casa no momento quando vai acabr não sei, mais estamos ..rs
Faz um bem danado essas mudanças, ótimo post.

Beijos querida!

Jani disse...

Adoro mudanças, mas o pior eh a bagunça... hehehe

http://dicasdemadame.blogspot.com/
@dicasdemadame

 

Margareth Mazetti Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template