18/08/2011

Recicle seu armário!

Bazar Coletivo
Organize trocas de roupas com suas amigas e recicle seu armário



Sabe aquele vestido pendurado no seu armário há mais de um ano, que você usou apenas duas vezes? E aquela camiseta comprada por empolgação e que nunca saiu do fundo da gaveta? Que tal organizar um bazar entre amigas e vendê-las ou trocá-las por uma peça que você usaria? Em tempos de sustentabilidade, esta tem sido a solução de muitas mulheres para renovar o closet sem afetar o bolso. Cada vez mais comum, o bazar entre amigas tem estimulado o consumo consciente e a reciclagem das roupas, já que peças seminovas são trocadas ou vendidas por um ótimo preço. “Adoro a ideia. Eu e minhas amigas fazemos um bazar a cada mudança de estação. Troco as roupas que não uso por peças super bacanas, sem gastar nada”, comenta a estudante Ana Flávia Siqueira. E a estilista e consultora de moda Chiara Gadaleta dá a dica: “Para valer a pena, esqueça o preconceito em relação às roupas usadas. Você pode encontrar peças em ótimo estado e muito bonitas. Procure bastante, experimente, use a criatividade. É possível montar lindos looks apenas com itens de segunda mão. E o melhor, fazer aquela economia”, conta a estilista e consultora de moda Chiara Gadaleta. Fã da ideia,Chiara tem um site sobre a moda sustentável (www.chiaragadaleta.com) e já realizou vários bazares com peças adquiridas em suas viagens. Siga as dicas da estilista e renove seu visual, com diversão e economia.


Como organizar o bazar

* Convide as amigas, bem como as amigas das amigas.
* Faça o convite com, pelo menos, uma semana de antecedência, para que as participantes possam examinar com calma o guarda-roupa. Se quiser, convide-as por e-mail.
*Examine o seu armário. Separe as roupas em bom estado que você não usa há mais de um ano. Se você não usou nesse período, dificilmente usará de novo.
* Escolha o local em que fará o bazar. Pode ser a sala da sua casa, o quarto ou o salão de festas do seu prédio.
*Organize as roupas por grupos. Por exemplo: roupas de festa, casacos, calças, saias, e assim por diante.
* Não se esqueça de colocar preço nas peças, para facilitar a vida das compradoras. “Mas coloque um preço justo. Afinal, a ideia é reciclar as roupas, e não lucrar”, lembra Chiara.
*Todos os itens expostos devem estar lavados e passados.
* Exponha bijuterias, lenços e bolsas em locais específicos e de fácil visualização.
*Reserve um local para que as pessoas possam experimentar as roupas com privacidade. Se tiver um espelho de corpo inteiro, melhor ainda.
* A reunião pode ficar ainda mais divertida se você contratar um maquiador ou uma consultora de estilo para dar dicas de maquiagem, moda etc.
* Prepare alguns quitutes para acompanhar. Chá, café e suco, além de bolos e minissanduíches, vão deixar a farra ainda mais gostosa!


Para fazer boas compras, tenha os seguintes cuidados:

* Antes de comprar qualquer peça, pense bem se você realmente precisa dela. Evite comprar apenas porque o preço está baixo. Experimente e avalie se aquele sapato ou vestido fica bem em você.
*Compre itens de tendência, por exemplo, um sapato colorido, apenas se o preço estiver baixo. Lembre-se de que esse tipo de peça logo sairá de moda, alerta Ana Flávia.
* Verifique o custo/benefício. “Algumas peças custam caro, mas são de grife ou de grandes estilistas – e custariam muito mais em uma loja. Se concluir que o preço vale a pena, leve!”, ensina Chiara.
* Não compre roupas que precisem de muitos ajustes ou que apresentem defeitos. “Às vezes, o serviço da costureira custa mais caro que a peça, e o resultado nem sempre fica bom”, aconselha Ana Flávia.
* Observe se a roupa está em bom estado. Você quer comprar peças de segunda mão, mas com aparência de seminovas, e não surradas, certo?


E aí? 
Gostou da idéia?
Então "bora" colocá-la em prática!


1 Comentários:

 

Margareth Mazetti Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template